Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DREADS

O movimento Rastafari, também conhecido “Rasta” é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). Este termo advém de uma forma contraída de Jeová encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James, e faz parte da trindade sagrada o messias prometido. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.. O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros em meados dos anos 20.



Já os Dreads ou Dreadlockse tornaram mundialmente conhecidos atravez do movimento rasta”, nada mais é do que bolos de cabela aparentando cordas do topo da cabeça.
Ao contrario do que se pensa esse estilo não nasceu do movimento rasta e tão pouco do Bob Marley o uso de dreads é tão antigo que eu não encontrei nenhum lugar que falava de suas origens com certeza.
Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservasem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.

Como esse estilo foge drasticamente dos “padroes de beleza” impostos pela sociedade e pela associação ao consumo de cannabis, o estilo sofre muitos preconceitos. No mercadado de trabalho encontramos uma imensa muralha de preconceito com os adeptos do estilo.

Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário